7 mulheres que fizeram a diferença no mundo da Tecnologia

mulheres no mundo da tecnologia
0
0

Diferente do que se pensa, as mulheres estão muito presentes em várias áreas antes habitadas apenas por homens. Conheça abaixo 7 mulheres que fizeram a diferença no mundo da tecnologia:

Ada Lovelace

Ada-Lovelace

A primeira programadora da história. Auxiliou seu colega Charles Babbage a desenvolver a primeira máquina de cálculo, capaz de realizar funções matemáticas graças a um algoritmo pelo qual ela também foi responsável.

Entre 1842 e 1843, a Condessa Ada criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, que foram republicadas mais de cem anos depois. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador, e as anotações dela como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.

A máquina que ela ajudou a criar não foi construída durante o tempo de vida da Condessa. Mas, em 1982, uma linguagem de programação estruturada ganhou o nome “Ada” em homenagem a ela. Seu legado é comemorado na segunda terça-feira de outubro. O “Ada Lovelace Day” serve para lembrar os feitos das mulheres nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Grace Murray Hopper

Grace-Hopper

Analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950. Grace desenvolveu a linguagem de programação Flow-Matic (primeira a ser adaptada para o inglês), que serviu de base para a criar a COBOL (Common Business Oriented Language), usado até hoje no processamento de bancos de dados comerciais.

Então, mesmo não tendo participado diretamente da criação dessa linguagem de programação, Grace Hopper ficou conhecida como a “vovó do COBOL” pois desenvolveu a base para sua criação.

Hedy Lamarr

Hedy-Lamarr

Além de atriz, foi uma grande cientista. Nasceu em Viena, mas atuava em Hollywood. Criou um sistema de comunicação, que seria considerado a base para os sistemas de telefonia móvel. O sistema evita a interceptação de mensagens e é usado também nas redes wireless e no GPS.

A técnica que ela criou permite que o emissor fique transmitindo em frequências variadas, e evita que terceiros consigam captar a informação. Isso foi usado na comunicação de guerra e, mais tarde, nos sistemas celulares GSM, CDMA, e até mesmo no 3G — explica o presidente da Teleco, Eduardo Tude.

Elizabeth “Betty” Holberton

Betty-Holberton

Outra das mulheres que fizeram a diferença no mundo da tecnologia, Betty foi uma das seis mulheres que programaram o ENIAC. Consideradas “menos competentes”, Betty, junto de Kay McNulty, Marlyn Wescoff, Ruth Lichterman, Betty Jean Jennings e Fran Bilas programaram o computador ENIAC para fazer cálculos sobre trajetórias balísticas, para o laboratório de pesquisa balística do Exército dos Estados Unidos. Betty nasceu na Filadélfia, em 7 de março de 1917. 

Katherine Johnson

Katherine-Johnson

Foi a responsável por levar e trazer de volta os homens da Apollo 11. Nascida em 26 de agosto de 1918, em White Sulphur Springs, no Estado norte-americano de Virginia Ocidental, Katherine foi uma das maiores matemáticas que a NASA já teve. Em 1961, na Era Espacial, quando Allan Shepard, primeiro americano a ir ao Espaço, alçou voo na Freedom 7. Foi ela quem calculou a trajetória da missão, contando com um poder computacional menor que um relógio de pulso.

Carol Shaw

Carol-Shaw

Desenvolvedora de jogos eletrônicos no final da década de 1970. Foi a primeira mulher que atuou na indústria de jogos eletrônicos. Ela trabalhou em Polo (jogo de 1978, feito para uma campanha promocional da Ralph Lauren), e depois lançou o primeiro jogo criado por uma mulher: era o 3-D Tic-Tac-Toe, de 1979, baseado no jogo da velha. Depois, entrou na Activision, onde programou River Raid em 1983, seu jogo mais famoso.

Erna Schneider Hoover

Erna-Schneider-Hoover

Matemática, inventou um método computadorizado de computação telefônica, revolucionando a comunicação moderna. O sistema inventado por ela impede que o monitoramento de tráfego nos Call Centers se sobrecarregue, e prioriza as tarefas para acionar o sistema nos horários de pico. Americana, nasceu em 19 de junho de 1962.

 

Existem diversas outras mulheres que fizeram a diferença no mundo da tecnologia e em tantas outras áreas. Todas elas merecem o nosso reconhecimento!